Molas Rio Sertão https://riosertao.com.br Venda de peças de reposição de molas e acessórios para suspensão da linha pesada. Mon, 29 Aug 2022 16:15:48 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.7.2 https://riosertao.com.br/wp-content/uploads/2019/04/cropped-favicon-1-32x32.png Molas Rio Sertão https://riosertao.com.br 32 32 OS CUSTOS E SEUS IMPACTOS https://riosertao.com.br/custos-impactos/ Tue, 23 Aug 2022 19:10:10 +0000 https://riosertao.com.br/?p=4422 Existem inúmeros motivos para a escolha da profissão ou estilo de vida de caminhoneiro. No entanto, por maior que seja a satisfação que essa profissão e escolha de vida dê, existem muitos gastos envolvidos nessa escolha. É necessário enxergar a profissão como um negócio próprio, se planejando financeiramente e considerando todos os gastos para não ter tantos prejuízos nas viagens. Afinal, os custos no transporte, principalmente para caminhoneiros, têm aumentado cada vez mais nos últimos anos.

Os principais custos de um estradeiro estão nos preços das peças, revisões e consertos, por conta do desgaste do caminhão, e as despesas necessárias para completar as viagens, como preço de combustíveis, pedágios e principalmente o aumento da inflação, que fundamentalmente afeta o preço de tudo.

O artigo abaixo aborda cada um dos itens que mais pesam no orçamento de um caminhoneiro e como isso afeta a profissão. Não deixe de ler!

Os principais custos no transporte

Os gastos na estrada são os maiores custos de um caminhoneiro. Esses custos incluem todas as despesas necessárias para completar as viagens e entregar as cargas conforme as datas previstas por contrato. Por isso, esses gastos são determinantes no custo total dos serviços e afetam diretamente a lucratividade do profissional.

A quantidade de viagens feitas afeta diretamente no custo dessas despesas, a quilometragem rodada e o tempo total passado na estrada também, já que o principal custo é em referência ao preço, o combustível e a inflação, que afeta o mesmo.

Peças: pneus, suspensão, faróis, freios, etc.

As principais peças de maior desgaste em viagens de caminhão representam um gasto

significativo para o caminhoneiro. As peças de maior desgaste são pneus, motor, correia dentada, sistema de suspensão de rolamentos e freio. Cada uma delas tem um nível de desgaste específico, dependendo do tipo de direção do motorista. Os serviços de alinhamento e balanceamento também devem ser feitos periodicamente, e a calibragem precisa estar sempre de acordo com as recomendações do fabricante.

Assim, além dos muitos gastos dos caminhoneiros, é importante separar um valor mensal para o momento da substituição dessas peças não pesar no orçamento.

Na Rio Sertão você encontra essas peças com alta qualidade e preços justos para que o seu caminhão seja equipado com as melhores e mais justas condições!

Pedágios

Quando a Lei dos Caminhoneiros foi sancionada, pudemos acompanhar fortes aumentos nos pedágios de rodovias. Ao que se deve isso? As concessionárias alegaram que seus preços sempre consideraram a cobrança de todos os eixos dos caminhões. Assim, a mudança impôs perdas a elas, o que deu base a pedidos de reequilíbrio econômico-financeiro dos contratos.

Com isso, a Agência Nacional de Transportes Terrestres, ANTT, acatou os pedidos e começou a conceder os primeiros aumentos, o que deu início a uma série de despesas para profissionais do transporte.

Normalmente os pedágios não são considerados um dos maiores pesos no orçamento tanto quanto outras despesas. Mas dependendo da quantidade de carga transportada e do trecho percorrido, o valor pode atrapalhar muito a lucratividade do caminhoneiro.

O valor a ser pago pelo embarcador pode não ser suficiente para dar lucro em um trecho de pedágios caros, sendo necessário completar a carga para fazer a viagem, caracterizando um prejuízo enorme para o profissional.

Combustível

Segundo a pesquisa realizada pela CNT, Confederação Nacional dos Transportes, 52,5% dos caminhoneiros, entre autônomos e terceirizados, estão endividados. E o principal motivo de maior desgosto entre os profissionais da área é o custo do combustível. Para 46,4% dos caminhoneiros entrevistados, o custo do combustível é o maior entrave para a profissão. Para 40,1%, o valor do frete não cobre as despesas, conforme a pesquisa feita pela CNT. Em tempos de inflação, as altas nos preços dos postos significam que essa despesa fica ainda maior.

Portanto, como melhorar o desempenho e diminuir os custos?

Agora que você conhece mais afundo os principais gastos dessa profissão, é importante saber que algumas atitudes pioram o rendimento do veículo, aumentando consideravelmente o consumo de combustível, o maior gasto dos caminhoneiros.

Alguns dos hábitos que podem aumentar o consumo são: ficar parado no trânsito, dirigir em velocidades muito altas nas estradas, dirigir com muitas acelerações e freadas, não cuidar da manutenção preventiva do caminhão, viajar com os pneus descalibrados e transportar cargas acima do peso permitido.

Acima dessas questões, é necessário reconhecer que os preços de combustíveis estão muito altos, e para que o profissional não tenha prejuízos ao realizar seu trabalho, é preciso haver um reajuste no lucro salarial desses profissionais.

Esses são alguns dos principais gastos financeiros na estrada de um profissional do transporte. Desde peças a pedágios e combustível, o valor investido nessa profissão varia muito, influenciando no lucro desses profissionais.

Gostou de saber mais sobre esse assunto? Não esqueça de checar a nossa sessão de peças para ver como a Rio Sertão pode te ajudar a diminuir gastos, com peças com ótimos preços e de maior qualidade do mercado!

]]>
COMO MELHORAR O DESEMPENHO DO CAMINHÃO https://riosertao.com.br/como-melhorar-o-desempenho-do-caminhao/ Thu, 11 Nov 2021 18:52:11 +0000 https://riosertao.com.br/?p=4374

Confira nesse texto as 5 Dicas para Melhorar o Desempenho do seu Caminhão e evite cair na necessidade de adquirir produtos que dependem do preço do aço.

Truck vehicle with trailers in background.

A importância de caminhoneiros e seus caminhões têm ficado cada vez mais clara, principalmente nos últimos anos, diante da pandemia mundial que vivemos. O país teve entendimento da relevância do transporte rodoviário para a economia do Brasil. Caminhoneiros têm que dirigir em estradas precárias, percorrer longos caminhos e lidar com a falta de assistência enquanto exercem a sua profissão. Além disso, têm que depender das variações de preço do aço, produto usado pelos setores automotivos. Por exemplo, o aço brasileiro teve um aumento de 130% nos últimos 12 meses. Uma mudança dessa amplitude não acontecia desde agosto de 2013. A demanda de aço no Brasil ultrapassou a produção de mais de 350 mil toneladas em março, o maior diferencial reportado desde o início do monitoramento realizado pelo instituto Aço Brasil. O aumento do valor dessa commoditie impacta no preço dos produtos derivados e aumenta o custo de produção e operação no setor automotivo.

Tudo isso dificulta muito a realização desse trabalho, porém a Rio Sertão trouxe algumas dicas para vocês, caminhoneiros, melhorarem o desempenho do seu caminhão ao longo de suas viagens.

1. ESCOLHA OS PNEUS CERTOS

Selecionar os pneus certos para o seu veículo pode ajudar a evitar danos aos rolamentos e evitar o desgaste excessivo do conjunto de rodas. Além disso, um conjunto confiável de pneus pode ajudar a prevenir acidentes!

Selecione o pneu mais adequado para o terreno e clima que você mais encontra nas suas viagens. Depois de obter os pneus certos, faça a manutenção com rotações de pneus, alinhamentos das rodas e verificações de pressão rotineiramente para manter as coisas rolando suavemente!

2. UTILIZE SUPORTES DE MOLA DE ALTA QUALIDADE

Os suportes de mola para veículos pesados atuam como componentes de fixação dos feixes de mola dos caminhões tanto na suspensão dianteira, quanto na suspensão traseira. Os suportes são fixados no chassi do veículo e é fundamental que estejam em bom estado

de conservação para não comprometer a suspensão, podendo ocasionar problemas que danifiquem os feixes de mola ou problemas de alinhamento e balanceamento.

Aqui na Rio Sertão oferecemos suportes de mola, grampos e hastes para suspensores, sapatas de mola, guias de grampo e todos os outros produtos necessários que garantem a segurança das suas viagens e o cuidado com o seu veículo.

3. MANTENHA A MANUTENÇÃO EM DIA!

Como já sabemos, as condições das estradas que muitos caminhoneiros encontram diariamente é menos do que ideal, e mesmo com produtos de alta qualidade como os da Rio Sertão, situações inesperadas, como buracos nas pistas, podem trazer problemas para os veículos e causar falhas nessas peças. Então é muito importante que a manutenção preventiva seja feita com certa frequência. Manutenções preventivas muitas vezes são vistas como um gasto extra, ou um desperdício de recursos, mas a manutenção preventiva do seu caminhão é, na verdade, uma maneira eficiente de economizar gastos, já que as peças podem ser consertadas antes de quebrarem de vez e tenham que ser completamente substituídas por novas.
Dessa maneira, as suas viagens serão mais seguras, confortáveis e você não arrisca ficar sem poder viajar por semanas enquanto as peças quebradas estão sendo substituídas.

4. UTILIZE PEÇAS DE QUALIDADE

É comum que os condutores optem por peças paralelas, pois acreditam ser uma maneira de economizar gastos com o seu veículo, entretanto, utilizar peças de baixa qualidade pode vir a ser muito mais caro. Peças de baixa qualidade colocam em risco a sua vida, a sua viagem e a entrega da sua carga. Peças paralelas não apresentam a mesma qualidade e segurança que peças de lojas como a Rio Sertão, considerando que muitas dessas peças podem ter sido fabricadas sem a realização de testes ou sem a observância dos padrões de segurança estabelecidos pelos órgãos competentes.

Por esse motivo, muitas peças que têm um custo mais baixo acabam saindo mais caras. A melhor decisão para o seu veículo é escolher peças de qualidade, de maior durabilidade, que oferecem um maior desempenho e segurança. Isso vai permitir menos reparos e substituições dessas peças, garantindo menos gastos.

5. PERSONALIZE O CUIDADO DO SEU CAMINHÃO

Você não diria a um corredor de longa distância para usar chuteiras em uma corrida. Ou pedir a um jogador de futebol para trocar as chuteiras por chinelos. Esses planos são incompatíveis com os objetivos competitivos de cada atleta.

Da mesma forma, certifique-se de que seu caminhão tem o que precisa para atingir seu objetivo da maneira mais segura e eficiente possível.

Por exemplo, antes de iniciar uma viagem você não pode esquecer de checar seus Pinos Rei, separadores, chapas para suspensão, pinos de balança, pinos tensores, sapatas de mola, abraçadeiras, pinos de centro, mancais, braços tensores, entre outras partes. É essencial ter todas essas partes em ordem, bem cuidadas e de alta qualidade para garantir uma viagem mais confortável e segura para vocês, caminhoneiros.

A Rio Sertão oferece todos esses produtos.

Somos comprometidos com o dever de entregar serviços de altíssima qualidade, sempre visando a segurança, conforto e cuidado dos nossos clientes e seus veículos!
]]>
FEIXE DE MOLAS https://riosertao.com.br/feixedemolas/ Tue, 09 Jul 2019 22:11:58 +0000 https://riosertao.com.br/?p=4248 Olá. Essa dica é dedicada ao meu amigo(a) caminhoneiro(a).

Ter problemas com o caminhão é sinônimo de dias e dias sem ganhar dinheiro. O quanto rodamos e as distâncias que rodamos são determinantes para conquistarmos mais lucros e, assim, ir crescendo na carreira.

Existem fatores incontroláveis e outros, que temos poder de controlar, para evitar danos nos caminhões.

Um dos itens indispensáveis em um caminhão é o feixe de molas. Nós da Molas Rio Sertão vendemos esses produtos pensando em qualidade e bom preço. Mas não basta apenas comprar de um bom fornecedor, é bom que você fique atento(a) a alguns cuidados.

Buracos na pista e excesso de peso sobre o caminhão são os maiores causadores de quebras de lâminas de molas e problemas no feixe, que apesar de estar posicionado sob o caminhão também precisam ser revisados, e a manutenção é um dos cuidados básicos.

Os feixes de molas atuam como um elástico estrutural nas suspensões de eixo rígido, absorvendo os movimentos proporcionando conforto e estabilidade.

Você deve saber como eles são, mas mesmo assim, vamos deixar de forma detalhada a sua composição. Os feixes são formados por barras (chamadas de lâminas ou folhas), unidas por um parafuso (o espigão) em sua parte central, exceto as mono-lâminas (chamadas de monoleaf).

Eles funcionam sob esforço de flexo-torção, em que o esforço de flexão é predominante e acrescido de componentes de torção. Os materiais aplicados na confecção dos feixes de molas são aços-liga que apresentam como propriedades mecânicas alto limite de elasticidade, dureza e fadiga.

Também é parte de seu trabalho manter o eixo posicionado corretamente em relação às longarinas do chassi e, apesar de ser feito em aço e ter aparência rude, trata-se de um equipamento que requer a manutenção preventiva.

As operações básicas são desmontagem para verificar desgastes no olhal (ponto de fixação da mola ao chassi), nas buchas de bronze (para evitar folgas na suspensão) e retirar e averiguar o espigão (parafuso central).

Além disso, os fabricantes de molas recomendam verificar trincas ou pontos de ferrugem nas lâminas. Antes de montar novamente o feixe, o ideal é passar graxa-grafite em todas as lâminas.

Um dos principais causadores de quebras de molas é o grampo sem o aperto adequado, que resulta no rompimento da lâmina em um ponto próximo ao pino de centro.

Outro motivo é a utilização de grampo de baixa qualidade, que laceia com o tempo e não permite mais o aperto para juntar o feixe.

Bom, vamos encerrar as dicas por aqui e em breve postaremos mais dicas referente aos cuidados com o feixe de molas.

Para encerrar, vamos deixar 3 itens práticos e úteis.

  1. Retirar, desmontar, limpar e lubrificar o feixe a cada 70 mil quilômetros.
  2. Lâminas trincadas ou quebradas devem ser substituídas por originais.
  3. Cuidado para não comprar lâminas usadas e antigas, porém que foram pintadas para ter aparência de nova.

Fale com nosso atendimento, tire suas dúvidas e saiba qual é o produto adequado ao seu veículo.

]]>
BEM-VINDO AO NOSSO BLOG https://riosertao.com.br/bem-vindo-ao-blog/ Tue, 09 Jul 2019 22:07:08 +0000 https://riosertao.com.br/?p=4246 Bem-vindo ao nosso site e, também ao nosso espaço para dicas.

Nós da Molas Rio Sertão prezamos pela transparência em todas as informações e acreditamos que nossos produtos trazem solução e segurança.

É por isso que temos esse espaço. Desejamos que você seja ainda mais capacitado na sua área, dessa forma, fique de olho em todas as nossas postagens.

facha da loja na unidade Guarulhos

Imagem da facha da loja na unidade Guarulhos

Se precisar de um atendimento direto envie um whatsapp, e-mail ou ligue para a nossa equipe. Disponibilizamos todos os contatos para você!

]]>