Olá. Essa dica é dedicada ao meu amigo(a) caminhoneiro(a).

Ter problemas com o caminhão é sinônimo de dias e dias sem ganhar dinheiro. O quanto rodamos e as distâncias que rodamos são determinantes para conquistarmos mais lucros e, assim, ir crescendo na carreira.

Existem fatores incontroláveis e outros, que temos poder de controlar, para evitar danos nos caminhões.

Um dos itens indispensáveis em um caminhão é o feixe de molas. Nós da Molas Rio Sertão vendemos esses produtos pensando em qualidade e bom preço. Mas não basta apenas comprar de um bom fornecedor, é bom que você fique atento(a) a alguns cuidados.

Buracos na pista e excesso de peso sobre o caminhão são os maiores causadores de quebras de lâminas de molas e problemas no feixe, que apesar de estar posicionado sob o caminhão também precisam ser revisados, e a manutenção é um dos cuidados básicos.

Os feixes de molas atuam como um elástico estrutural nas suspensões de eixo rígido, absorvendo os movimentos proporcionando conforto e estabilidade.

Você deve saber como eles são, mas mesmo assim, vamos deixar de forma detalhada a sua composição. Os feixes são formados por barras (chamadas de lâminas ou folhas), unidas por um parafuso (o espigão) em sua parte central, exceto as mono-lâminas (chamadas de monoleaf).

Eles funcionam sob esforço de flexo-torção, em que o esforço de flexão é predominante e acrescido de componentes de torção. Os materiais aplicados na confecção dos feixes de molas são aços-liga que apresentam como propriedades mecânicas alto limite de elasticidade, dureza e fadiga.

Também é parte de seu trabalho manter o eixo posicionado corretamente em relação às longarinas do chassi e, apesar de ser feito em aço e ter aparência rude, trata-se de um equipamento que requer a manutenção preventiva.

As operações básicas são desmontagem para verificar desgastes no olhal (ponto de fixação da mola ao chassi), nas buchas de bronze (para evitar folgas na suspensão) e retirar e averiguar o espigão (parafuso central).

Além disso, os fabricantes de molas recomendam verificar trincas ou pontos de ferrugem nas lâminas. Antes de montar novamente o feixe, o ideal é passar graxa-grafite em todas as lâminas.

Um dos principais causadores de quebras de molas é o grampo sem o aperto adequado, que resulta no rompimento da lâmina em um ponto próximo ao pino de centro.

Outro motivo é a utilização de grampo de baixa qualidade, que laceia com o tempo e não permite mais o aperto para juntar o feixe.

Bom, vamos encerrar as dicas por aqui e em breve postaremos mais dicas referente aos cuidados com o feixe de molas.

Para encerrar, vamos deixar 3 itens práticos e úteis.

  1. Retirar, desmontar, limpar e lubrificar o feixe a cada 70 mil quilômetros.
  2. Lâminas trincadas ou quebradas devem ser substituídas por originais.
  3. Cuidado para não comprar lâminas usadas e antigas, porém que foram pintadas para ter aparência de nova.

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